segunda-feira, 30 de maio de 2011

Gincana de Genética - Tarefa 9

Vídeo Legendado - Ismael Luna

Gincana de Genética - Tarefa 9

Experiência na APAE - Gabriela Correia

A APAE uma instituição filantrópica, que recebe apoio de orgãos do Estado e Município, da Faculdade Leão Sampaio, de alguns programas realizados por eles e de parceiros. Encontra-se dividida em duas partes: a clínica, que atende hoje cerca de 180 pacientes e tem a contribuição do trabalho de uma geneticista , uma psicóloga , psiquiatra e uma assistente social. A clínica atende além da região do Cariri ,outras regiões próximas. A parte da escola conta com o ensino de educação infantil e ensino fundamental (1º ciclo) , além da educação de Jovens e Adultos e ensino profissionalizante.
     A visita aconteceu no dia 23/05/2011 , feita junto com o professor Francisco de OSP. Na chegada fomos recebidos pela coordenadora que falou um pouco sobre a instituição e todos os seus trabalhos, suas instalações e sobre o funcionamento da clínica e da escola.
    Depois assistimos a  apresentação "Andança pelos ritmos do Brasil" realizada pelo grupo de dança da APAE, que mistura vários ritmos de dança regionais . Ao final saimos para a visita nas instalações.Primeiro visitamos a brinquedoteca e fomos as salas de aulas.
    Seguindo a visita, fomos a sala de artesanato, feito em argila e biscuit . Depois visitamos a sala de música, onde os alunos se encontravam  ensaiando.Visitamos a sala de teatro e de dança. O que se pode tirar dessa experiência é que o trabalho realizado na APAE é muito bonito, dá assistência a pessoas portadoras de deficiências e aos pais destas, com vários projetos e um trabalho que procura fazer a socialização destas pessoas com a sociedade , procurando assim diminuir o preconceito que ainda é muito presente na sociedade. 
           
                                                                                
                                                                          
Adorei a visita, uma experiência maravilhosa!!!!!!!!!!

Gincana de Genética - Tarefa 9

Vídeo Legendado - Natália Vieira
http://www.youtube.com/watch?v=Ij0Nt0GEEEw&feature=player_embedded

Gincana de Genética - Tarefa 9

Experiência na APAE - Geraldo Filho


A APAE é uma organização que tem como iniciativa o trabalho voluntário para cuidar de pessoas com necissidades especiais, visando com isso criar uma sociedade igual para todos. A APAE abriu as portas para nos mostrar como o cuidado deve ser mais cauteloso, são pessoas que necessitam de outras no cotidiano.
Uma experiência única que nos faz refletir sobre os problemas sociais nas cidades brasileiras. Onde se tem que procurar alguma maneira para que possamos deixa-las incluídas na sociedade sem discrimina-las. Essa é uma realidade que ainda estamos distantes mas que um dia poderemos alcançar, só precisamos tratar pessoas com sindromes e outros problemas de igual para igual.

Gincana de Genética - Tarefa 9

Experiência na APAE de Lara Milena

Minha experiência na APAE


Todas as melhores expectativas de um semestre inteiro seguido de muitas emoções, conquistas, alegrias, dificuldades e responsabilidades, se resumem em uma só data em um só dia, dia este que me proporcionou o conhecer de mim mesma.  Dia 23 de maio de 2011, foi essa a data em que pude perceber o quanto complicamos nossa vida sem termos problema algum, o quanto CHORAMOS por coisas fúteis e o quanto não damos o devido valor a nossa forma de viver, e porque não dizer a nossa formação, a nossa genética.
Emocionei-me, senti medo, me alegrei pude sentir num abraço o calor de alguém que pede pra eu não ter preconceito e nem medo e que disse só com ESSE abraço que NÓS SOMOS IGUAIS!
Minha e experiência NA APAE vai ficar em meu coração como um momento único e inesquecível, momento em que me fez refletir que não existe incapacidade o que existe são pessoas que estão aptas ou não a desenvolver o que a de melhor e de mais bonito em seu interior. A partir desse dia pude dar mais valor as coisa mais simples e ver que pessoas c necessidades especiais podem viver e conviver conosco de forma igual, e estas pessoas podem se desenvolver cada pessoa com um talento diferente.

Pra finalizar estou muito feliz e mais aliviada, pois aprendi a tratar melhor as pessoas com necessidades especiais, perdi o medo e porque não dizer também que eu aprendi a afastar qualquer tipo de preconceito que existia em mim.
Quero agradecer ao professor Francisco por ter proporcionado este momento tão importante para a nossa vida acadêmica, pessoal e até mesmo profissional.

Gincana de Genética - Tarefa 9

Experiência na APAE de Jeanne Matos

Minha expectativa era grande, eu ainda não conhecia o universo da diversidade. Eu observava os sentimentos que a minha mãe nutria por essas pessoas, mas ainda não havia mergulhado nesse mundo onde o coração palpita, acelera, em poder fazer parte da vida de alguém tão diferente. Uma verdadeira simbiose acontecia comigo!         
    
O medo, a ansiedade, um sentimento novo naqueles estantes brotavam em mim, algo latente uma explosão de emoções, o desejo de contribuir e de participar da vida de um se tão especial. Esse momento serviu de auto-analise para que eu pudesse descobrir e entender, o que se passava em mim. A nossa vocação, ela começa como uma criança no ventre da mãe, a cada dia, a cada minuto, a cada instante, aflora, desabrocha, revela-se e encanta.

Porém, todos ali estavam envolvidos havia muito a fazer, mais eu estava emocionada, extasiada que nem fotos do ambiente e das artes deles eu conseguir tirar em meio a tanta agitação enquanto mais eu olhava mais me apaixonava.

E para finalizar eu constatei que aquele momento foi como a mais bela vitrine da alma.

Gincana de Genética - Tarefa 2

APAE Juazeiro do Norte

Nada nesse mundo é perfeito, ninguém é absolutamente normal, e não há quem não se comova diante de expressões de carinho, mesmo com a consciência de que se convive com um problema sem solução.
                Durante o momento na APAE, pude conviver com a singeleza de crianças portadoras de doenças mentais, mas que expressam o brilho no olhar com simples atitudes, com gestos pequenos e mostram tamanha felicidade, ao ponto de nos tocar. Vi que cada uma delas é especial e que consegue superar sua doença e aproveitar a vida de forma bem visível.
                Conheci também as atividades que essas crianças realizam durante o tempo que passam lá. Dançam, cantam, pintam, tocam, brincam e ainda vão à escola. Pude perceber também a maneira que elas são tratadas pelas pessoas que trabalham lá. São profissionais totalmente qualificados a conviverem com as necessidades de cada criança, além do amor e paciência que eles expressam por cada aluno.
                Posso também enfatizar a carência que existe de voluntários para ajudar na instituição, pois a mesma é filantrópica, e é mantida por doações e convênios com o governo municipal e regional. O amor e compaixão ao próximo são fundamentais.
      Tirei grande proveito da experiência junto com os alunos da APAE, e espero retornar ao local e estender a minha mão amiga para as pessoas que precisam. 

Apresentação de Dança
Apresentação de Dança



Apresentação de Dança

Apresentação de Dança


Apresentação de Dança