Fichamento 1
BASSORA,J.B;CAMPOS,C.J.G. Metodologia clínico-qualitativa na produção científica no campo da saúde e ciências humanas:uma revisão integrativa. Rev. Eletr. Enf. [Internet]. 2010;12(4):753-60. Available from: http://www.fen.ufg.br/revista/v12/n4/v12n4a22.htm.doi: 10.5216/ree.v12i4.5840
A abordagem qualitativa refere-se a estudos que buscam os significados, as representações, as simbolizações, as percepções e o ponto de vista do sujeito estudado, o que a torna uma abordagem com pressupostos conceituais muito diferentes dos assumidos pelos métodos pautados pelo paradigma quantitativo.
Dentro da denominação de “pesquisa qualitativa” encontram-se vários tipos de abordagens, pois cabe ao pesquisador definir qual delas se adéqua ao seu objetivo de pesquisa. Estas abordagens investigativas se apóiam em métodos como o interacionalismo simbólico, a etnometodologia, o materialismo dialético e a fenomenologia.
Outra abordagem utilizada atualmente é o método clínico-qualitativo que segue a linha qualitativa sobre um olhar clínico, partindo de dois métodos modelares: o das ciências da saúde e os tradicionalmente ligados a sociologia e antropologia.
Tal metodologia é definida como: “... o estudo da construção dos limites etimológicos de certo método qualitativo particularizado em settings da Saúde, bem como abarca a discussão sobre um conjunto de técnicas e procedimentos adequados para descrever e compreender as relações de sentidos e significados dos fenômenos humanos referidos a este campo. A metodologia clínico-qualitativa utiliza-se das inquietações do pesquisador, como força motriz da origem do questionamento frente aos fenômenos, sendo esta uma luta interior para busca da compreensão das questões humanas. Para o alcance dos objetivos deste estudo, optamos pelo método da revisão integrativa, que possibilita uma sumarização das pesquisas com temas afins, fenômenos vinculados aos cuidados à saúde, obtendo-se conclusões a partir de um tema de interesse.
A revisão integrativa exige minuciosa avaliação, promovendo rigor necessário aos trabalhos de caráter científico, tendo grande potencial informativo sobre pesquisas, além de recolher, definir e revisar evidências sobre a aplicação prática das ciênciasNeste estudo não utilizamos descritores e sim palavras-chave, pois após a busca dos descritores no DeCS/MeSH não encontramos descrições necessárias que apontassem a pesquisa clínica-qualitativa.
Por tratar-se de uma revisão bibliográfica, o método de busca se ampliaria para a amostra do estudo. Como o nosso interesse era analisar toda a publicação realizada com a utilização do método em artigos de produção nacional, nos últimos 10 anos, utilizamos as palavras-chave com maior probabilidade de aparecerem nos artigos de interesse.
É importante ressaltar neste trabalho, de forma a demonstrar os meios utilizados para alcance das referências, a diferença entre palavra-chave e descritor. A primeira não obedece a nenhuma estrutura, é aleatória e retirada de textos de linguagem livre, podendo ser em palavras ou frases. Para uma palavra-chave tornar-se um descritor, tem que passar por um rígido controle de sinônimos, significados e importância na árvore de um determinado assunto.
Os descritores são organizados em estruturas hierárquicas dentro da árvore morfológica, são trilingues facilitando a pesquisa e a posterior recuperação do artigo.
Por isso, são de fundamental importância na consulta ao DeCS/MeSH e que sejam colocados os termos que melhor se ajustem ao assunto de pesquisa.
Inicialmente nos atentamos à apresentação dos resumos dos trabalhos, sendo que a maior preocupação dos autores foi demonstrar parte do conteúdo do texto abordado na introdução e itens dos resultados, deixando a desejar quanto à natureza da pesquisa realizada, as conclusões e novos direcionamentos. O resumo é de suma importância para os artigos, pois introduz o leitor ao texto, como um convite a leitura do artigo na íntegra. Este nada mais é que uma síntese das idéias de um texto, demonstrando a progressão e a articulação delas na formação da pesquisa. Ao não cumprir-se este fundamento, os autores comprometem futuras buscas do texto na íntegra, que possibilitaria a possíveis citações destes artigos em outros trabalhos.
Encontramos parte dos artigos durante a busca partindo da Bireme, onde oito artigos nos remetiam aos textos completos indexados na PubMed quatro e Cinahal dois. A maior parte dos artigos encontrados foi utilizando a biblioteca eletrônica SciELO (19).
Nenhum comentário:
Postar um comentário